Mais de 100 toneladas de lixo produzido em eventos são recicladas em iniciativa sustentável adotada pela NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil, uma das principais promotoras de encontros de negócios do país, fechou o balanço geral das suas iniciativas ESG de 2023. Em sete grandes eventos promovidos pela empresa, foram destinadas 107 toneladas de lixo para reciclagem, número 36% maior do que o registrado no ano anterior, quando a separação de resíduos era terceirizada. “Conseguimos implementar o gerenciamento de tudo o que é descartado nas nossas feiras. Temos um time de sustentabilidade que faz a segregação in loco para garantir uma taxa maior de destinação reciclável e correta”, conta Caroline Guedes, coordenadora operacional de ESG da NürnbergMesse Brasil.

O evento-teste foi realizado no Catarina Aviation Show, a primeira feira com 100% dos estandes sustentáveis do país. Na sequência, foi possível estender a ação às outras grandes feiras promovidas pela empresa: FCE Pharma, FCE Cosmetique, PET South America, PET VET, Analitica Latin America e ABRAFATI SHOW, realizadas no São Paulo Expo, na capital paulista. Em 2024, os grandes encontros de negócios seguem com a iniciativa.

“Antes, os resíduos produzidos nesses eventos eram jogados em caçambas e a gestão deles era feita pela empresa de coleta responsável pelo pavilhão. Hoje, com essa separação interna, podemos atuar com uma gama maior de materiais e, além de reciclar, fomentar a mão de obra circular social através do envio do que é descartado para ONGs que transformam rejeito em novos produtos”, acrescenta Caroline.

As ações adotadas desde o início do ano passado deixam a NürnbergMesse Brasil em conformidade com a lei sancionada pelo governo de São Paulo, no segundo semestre, que obriga organizadores e fornecedores de eventos públicos e privados a assumirem a responsabilidade pelo descarte correto do lixo produzido em shows, festivais, congressos, feiras, entre outros.

A lei nº 17.806 também determina que organizadores de eventos, estabelecimentos e fornecedores de materiais e produtos que gerem resíduos priorizem ações voltadas à redução ou à não geração deles. Iniciativa que também já fazia parte da agenda da NürnbergMesse Brasil. O balanço final da destinação de rejeitos mostra que 87,2 toneladas foram recolhidas em 2023, o que é 7% a menos que o volume de 2022, sendo que todas as feiras foram maiores em número de expositores e visitantes. “Isso mostra que, mais do que criar eventos lixo zero, a gente tem como meta diminuir a produção de resíduos”, explica a especialista em ESG.

Para isso, a promotora de eventos firmou uma parceria com a USET, uma empresa de estandes sustentáveis e 100% reutilizáveis. São blocos já pré-fabricados que assumem diversos formatos e tamanhos, dependendo do projeto e da proposta do expositor, e que são diferenciados pela decoração. Uma vez finalizada a feira, esses módulos voltam para a USET, que armazena esses materiais para serem usados em novos eventos. A proposta é evitar ao máximo o desperdício já que estimativas do setor apontam que até 70% dos materiais usados nos estandes tradicionais são descartados.

“É só pensar em um pavilhão que logo vem à mente a quantidade de materiais usados. Em feiras de negócios e exposições, a produção de plástico, lona, madeira, papelão, vidro, carpete e outros resíduos é altíssima, o que levanta questionamentos acerca de um futuro mais verde para o mercado. Por isso, começamos a segregar e controlar o destino do lixo produzido nos encontros que promovemos e, para 2024, a meta é ainda maior. Vamos aumentar em 5% a taxa de reprocessamento desses resíduos”, finaliza João Paulo Picolo, CEO da empresa.

Sobre a NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores promotoras de encontros de negócios do país. Com um portfólio composto por mais de 10 eventos, todos líderes em seus mercados de atuação, a companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência.

NürnbergMesse

O Grupo NürnbergMesse está entre os 15 maiores organizadores de encontros de negócios do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela multinacional, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

 

 


Divulgação

 

Ana Carolina Mendes
anacarolina.mendes@agenciacasa9.com.br
(92) 99503-3314

 

Back To Top